segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nem Lei, Nem Roque!

Apesar de vulgarmente dizermos que "por cá não se passa nada", o que é certo é que os nossos telejornais, dos canais abertos, em termos médios, e comparativamente com outros países congéneres europeus, são aqueles cuja duração é maior.

É bem sabido que este valor não implica, de maneira nenhuma, que possamos até ser considerados um país onde acontece de tudo um pouco nem, necessariamente, que possamos considerar-nos um país na berra. Antes fosse, mas não, de todo.

Parece-me, isso sim, uma total falta de respeito, que se utilize um telejornal de horário nobre para publicitar programas subsequentes. Sejam eles telenovelas, enlatados festivaleiros de uso comum ou programas de debate sensacionalistas. E especialmente estes!

Os canais de televisão já deviam saber que se querem ganhar audiências, não devem partir do princípio que somos burros a olhar para um palácio. É que até podemos ser burros, e muito, mas somos uns burros com capacidade de decisão e de ver apenas aquilo que mais nos interessa. Ou seja, é importante termos um espaço para poder escolher. Seja lendo a programação na TV Guia, ou até mesmo através de publicidade do canal, mas daquela servida nos intervalos, nunca, por nunca, apresentar isso como se de uma notícia se tratasse.

Mais uma prova do descontrolo a que a televisão chegou. Não há ética. É o salve-se quem puder!

5 comentários:

Sofizita disse...

A parte de não somos burros ou somos mas com capacidade de decisão, não se poderá generalizar. Conheço muito boa gente, em grande parte meus formandos, que são fieis a determinado canal, no matter what. E assumem-no: "Em minha casa é so tvi porque eu não gosto do herman!" Pérolas deste estilo já ouvi mais do que uma vez.

Poupinhas disse...

Ainda bem que as coisas já começaram a mudar... slow motion, mas vai lá.. já agora tb é preciso desembolsar alguns trocos para ter-se alguma escolha...
Besitos*

anf disse...

é por essas e por outras que o meu canal de eleição é o dois.

fica bem

Ginger disse...

É de facto impressionante e patético... será que os pivots têm noção disso mesmo... e pensam: "Andei eu a estudar jornalismo para isto... :s"


Enfim...

Anónimo disse...

A RTP2 é sempre uma boa alternativa... pk o resto deixa às vezes um pouco a desejar. Há alturas em que ou vemos novelas, ou a repetição das galas, ou os filmes que já passaram mil e uma vezes na televisão nos últimos anos.