sábado, 2 de abril de 2011

O Meu Juízo Está Onde Eu Sempre Quis Que Estivesse!

Falta-nos a todos, como portugueses, uma cultura de exemplo, algo que vá mais do que a simples e tantas vezes apregoada consciência cívica, ética ou social. Cuspir para o chão é feio, e escarrar para a calçada é bem pior, triplamente mais ofensivo e inestético. Todavia, mesmo assim, conhecedores, não satisfeitos com a asneira, há ainda quem faça questão de não contribuir com o exemplo certo. Que não é o de cuspir na vez de escarrar, entenda-se.

Isto do dar o exemplo é uma coisa complicada, mexe por dentro e faz concorrência às primeiras alergias da Primavera e à mais irritante forma de erupção cutânea. Espanta-me pouco a indisciplina nas escolas, a falta de autoridade dos professores e o desrespeito pela orientação parental. Pois se logo na Primária, os nossos queridos alunos aprendem que o primeiro Rei de Portugal correu a mãe ao bico e ao pontapé, algo que não é assim um exemplo por aí além, para miúdos que chegam a casa e são obrigados a comer sopa ao jantar ou a irem para a cama logo depois da telenovela, estávamos à espera do quê?

A Carris vai trocar a frota de automóveis de todo o seu corpo de gestores de topo. Mas não é a Carris, porque a Carris não pensa, não tem cabeça, não tem dois olhinhos, dois bracinhos nem duas perninhas. Os gestores da Carris, esses sim, reuniram-se e decidiram que estava na altura de mudarem os seus Mercedes, Audi, Volvo e outros do mesmo género. Mais uma vez, aqui, neste caso concreto, o conceito de dar o exemplo não contou para nada, foi esquecido ou simplesmente obliterado, fazendo um trocadilho com esta malta que não sabe, sequer, o que é ter de pagar um bilhete. Em caso extremo, eu diria que até concordo que troquem as viaturas de luxo; e todas. Mais, proponho que passem a utilizar o último grito das viaturas vistosas, com espaço a perder de vista, conforto e ar condicionado incluído. Se não conhecem, vão estudar. Destacam-se na rua pela cor amarelo vivo e dão pelo nome de autocarro.

Sem comentários: