
Então, por isso mesmo, não é mártir quem quer. Esse é um estatuto que não se obtém num simples abrir e fechar de olhos, ou num instintivo estalar de dedos. Não! Um mártir que é mártir tem de fazer por isso. Tem de suar as estopinhas. Comer do pão que o diabo amassou para se tornar alguém verdadeiramente reconhecido.
Um mártir luta porque acredita!
Mas o verdadeiro perigo reside naqueles que, sem olharem a meios, vivem obcecados pela fama a qualquer custo. Indivíduos que à noite não dormem nem deixam dormir, deslumbrados por uma visão fantasiosa e distorcida da realidade.
Nos anos 80 queixámo-nos à boca cheia da falta de produção nacional. Queixámo-nos da Globo, da Bandeirantes. O horário nobre era uma coisa para levar a sério e pela qual valia a pena lutar. A "hora da novela", sagrada! E assim foram feitas experiências; Vila Faia, Palavras Cruzadas, Passerelle, Origens, todas elas servidas em doses qb, espaçadas no tempo.
Actualmente, e agora que ganhou moda, ando farto de tanta "telenoveleta" nacional. Já não as suporto, já não tenho paciência. Isto para não falar na baralhação que vai na minha cabeça com tantos actores que se repetem pelas novelas dos três canais principais.
Parece-me que a culpa é do Caniço, que na altura da Chuva na Areia deveria mas era logo ter sido censurado da televisão, por se tentar armar em mártir, cortando os tomates...
7 comentários:
Já somos dois!!! que grande chatice!!! isso sim! já não há pachorra!
A TVI é uma verdadeira desgraça.. a SIc, bom é novelas falhadas.. A RTP 1 e 2 são as de canal aberto que escapam, ainda me lembro quando era pequena de ver as verdadeira novelas mexicanas na 1.. era choradeira e colanço total.. valha-nos a cabo, hoje em dia, que ainda assim se dispensam alguns programitas.. a fama, oh, essa, é tipo Paris Hilton, só dura enquanto houver escandalo.. enfim, vida pobre esta e tirana (acredito que sim).
Beijinho*
:)))))))))))))))
Muito bem visto!
Sabes que novelas são o meu ganha pão. Na perspectiva meramente egoísta, deixa-as lá existirem. Na perspectiva puramente altruista, o que é demais enjoa. Por favor TVI... Este sim é o canal que pensa que arranjou a fórmula mágica. Vinte horas seguidas de novelas non stop. Mas o problema é que há quem as pape a todas e nunca se farta da mesma fórmula repetida até à exaustão com pequenas variantes, com as mesmas caras, as músicas a darem-lhes o título. Enfim, é o refelexo da estupidificação geral e amortecimento cerebral em que se encontra o país.
AnaC, apoio essa tua perspectiva egoísta. Haja trabalho para argumentistas, técnicos, actores, enfim...força produção nacional
Sou é contra essa tal fórmula mágica...
Eu nem me lembro qual foi a última telenovela que vi... se pensar bem... acho que foi "Origens" (que foi, se não me engano, a segunda produção nacional, logo depois de "Vila Faia")
Eu vejo o telejornal da RTP2 e depois passeio-me pelos canais Historia, Biografia, National Geographic... e o VH-1, of course! :-)
Eu sou mais Fox Life, que é outro género de novelas, mas para melhor.
Acho uma certa piada a novelas, porque são as novelas que dão trabalho a tantas pessoas e são elas, tb, que revelam grandes (nem sempre, pois...) actores. Mas, sinceramente, não tenho saco para seguir...
Enviar um comentário