terça-feira, 6 de outubro de 2009

Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!

Ontem, foi feriado nacional, dia em que, há umas boas dezenas de anos, alguém decidiu mandar o então rei vigente contar carneirinhos, para o paraíso. Aquilo que na altura deve ter sido um choque, tiro daqui e tiro dali lá se curaram as maleitas ao senhor sua majestade e seu descendente, digamos que com técnicas radicais e pouco dadas à terapia da dor mas, enfim, coisas da História.

Que nem de propósito, todos os anos, neste mesmo dia, lá voltou a reunir-se o grupo de fervorosos saudosistas monárquicos. Por certo já fartos de passarem as tardes de domingo a ver filmes do Errol Flynn, decidiram ir dar uns pulos até ao Chiado, pois até diz que faz bem ao colesterol e sempre deprime menos.

Pessoalmente, adorei toda aquela alegria e vivacidade. Os gritos de viva ao rei, as gargalhadas histéricas a fazer lembrar as juventudes partidárias, as bandeiras desfraldadas ao vento, as vénias, os "sim sua majestade", "vossa senhoria como está?", "que chatice não poder trazer o meu cavalo para aqui para o Bairro Alto", "o que ia bem agora era um javali assado na brasa", "o que irrita aqui é esta plebe intrometida"...

Espero que esta malta se volte a reunir no Carnaval, com uns papelotes à mistura, melhor não deve haver.

1 comentário:

Lia disse...

e eu que gosto tanto dos vestidos de princesa....